domingo, 9 de janeiro de 2011

Celtas

   Os Celtas

Hoje vou falar de um assunto que me agrada muito e que tenho certeza também agrada a outras pessoas: Os Celtas.



Mas quem foram eles? Meros povos primitivos que habitavam a Europa?

Muito pelo contrário meus amigos.  Eles possuíam um conhecimento que vai além do nosso. Uma vez que eles não deixaram escritos não temos muita informação sobre eles, seus rituais entre outras coisas,  mas os romanos possuíam informações a respeitos dos celtas, um pouco sobre sua cultura e também algumas de suas cabeças, literalmente, o que não vem a ser engraçado.
Os celtas transmitiam seu conhecimento oralmente e este conhecimento era em parte como o dos gregos a respeito de astronomia, geografia e até filosofia. Os druidas ainda intrigam muita gente e o que as pessoas não entender é que seus templos não eram como os de hoje em dia, feitos de pedra e seus deuses também não, como os que vemos em estátuas por ai, tanto o templo quanto os deuses faziam parte de uma só essência, a essência da natureza que nos envolve, eles viam seus deuses em tudo, em cada movimento de um animal, na caça e no caçador, no vôo de um pássaro, no uivo de um lobo. Eles eram pagão, sim pagão, que significa aquele que vive no campo, que cultua a natureza.

Sabemos que tudo tinha seu significado, as forças da natureza estavam sempre em equilíbrio de acordo com a espiral da vida. Seus símbolos sempre representavam a trindade como por exemplo corpo mente e espírito; morte vida e renascimento, um ciclo completo sempre visando a eternidade. Assim como os nós, sempre se entrelaçando em uma sintonia sem fim. Portanto os Celtas não temiam a morte uma vez que ela era apenas uma pausa na espiral da vida, como um descanso para o eterno.

    A mulher Celta

Na sociedade celta a mulher era muito respeitada, quase como uma deusa, o que não deixa der ser, modéstia parte.  Não vamos dizer que era uma sociedade matriarcal, mas foi a través da mulher que eles se organizavam, pois os Celtas eram muito apegados à fertilidade e a mulher é sempre a responsável pelo crescimento da família, a ordem no lar, a fertilidade da terra ou seja o lado feminino da natureza que sobrepuja o lado masculino que tinha mais ligação com as guerras e era mais apegado à matéria, enquanto a mulher sempre se ligava ao Sagrado.
Não posso deixar de citar aqui uma grande guerreira celta, Boudicca, a rainha dos Iceni, que liderou uma rebelião contra os romanos.  Boudicca, após ser açoitada e ter suas duas filhas estupradas pelos soldados romanos,  movimentou um enorme número de tribos celtas (seu exército dispunha de aproximadamente 100 mil homens e mulheres) para combaterem juntas o inimigo comum e conseguiu uma vitória esmagadora contra as legiões de Roma, até que reforços chegaram do norte e sua rebelião foi esmagada.
Claro, os romanos eram bem treinados, com seus uniformes e soldados muito bem organizados, não teria mesmo condição de serem totalmente derrotados pelos celtas, mas Boudicca foi com certeza uma grande mulher e mesmo não vencendo faz jus ao nome de heroína.
                                                                                    By Cris Celtic

Por hoje é só, mas ainda tenho muito para falar desses povos encantadores.

Um comentário:

  1. Boudicca era uma mulhert perfeita..

    adorei a postagem sobre os celtas.. bem interessante, vc tem um conhecimento bem vasto guria..

    ResponderExcluir